PRODUTIVIDADE – Criando um indicador de eficiência para gestão (KPI)

Por meio da utilização do Sistema de Controle de Ferramentas, é possível configurar indicadores de eficiência (KPI) baseados em diferentes critérios com relação a utilização das ferramentas e a produção. Após definir os indicadores e a meta a ser atingida, é possível acompanhar em tempo real por meio de gráficos e relatórios, o desempenho destes indicadores e metas em cada uma das máquinas controladas pelo sistema.

Passo 1: Definir um indicador que seja relevante e a respectiva meta

Deve ser definido individualmente e, levando em conta as características e particularidades próprias da ferramenta assim como da máquina.

Passo 2: Fazer análises do indicador com base em prazos pré-estabelecidos

Após ter realizado a definição do indicador, é importante também que se estabeleçam critérios para definir intervalos de tempo a serem considerados no acompanhamento do indicador, que apresentem uma amostragem de eventos suficiente para avaliar corretamente a métrica escolhida.

Passo 3: Fazer acompanhamento e ajuste dos indicadores, caso necessário

Por meio da análise do desempenho das máquinas em diferentes períodos ao longo do tempo, é possível acompanhar o nível de eficiência na linha de produção e, desta forma, agir proativamente e preventivamente nas atividades de manutenção e troca de ferramentas das máquinas, visando garantir a máxima produtividade da fábrica.

imagem_post_kpi -recortada

<< Voltar